Como começar a investir com pouco? Todo mundo fala sobre a importância de investir, mas para a maioria de nós, reles mortais, essa não é uma tarefa fácil. Pensando que de acordo com o IBGE 70% dos brasileiros recebem até dois salários mínimos, o que corresponde a cerca de 65,5 milhões de pessoas, o investimento nem sempre é uma tarefa fácil, mas é possível sim. Aqui vamos listar passos para que qualquer um possa dizer “eu sou um investidor”.
Entenda sua situação financeira
Antes de investir, organize suas finanças. Pergunte a si mesmo “Tenho dívidas com juros altos?”. Se sim, priorize quitá-las. Aqui nesse guia de como quitar suas dívidas podemos te dar algumas ideias de como fazê-lo.
Se você não possui dívidas, mas não costuma sobrar dinheiro no final do mês ou o fecha no vermelho, bem… está na hora de listar seus gastos e entender pra onde vai o seu dinheiro para saber se é possível cortar gastos (aquele delivery que você podia ter cozinhado, aquela coleção de streamings que você assina, mas quase nunca assiste ou costuma assistir em uma única plataforma). Aqui temos uma planilha simples e gratuita para que você liste seus gastos mensais e entenda para onde está indo o seu rico dinheirinho. Tendo tudo isso organizado, digamos que atualmente lhe sobrem 10 reais por mês, acredite, você já pode dormir hoje mesmo um investidor, mas antes…
Você já tem a sua reserva de emergência?
Falamos mais detalhadamente sobre reserva de emergência em um outro texto (“Reserva de Emergência”), mas resumidamente uma reserva de emergência é um valor de dinheiro guardado para lidar com imprevistos financeiros, como perder o emprego, despesas médicas ou reparos inesperados. O objetivo é garantir sua segurança financeira sem precisar recorrer a empréstimos ou entrar em dívidas. É importante ter um dinheiro guardado para imprevistos.
Se você tem uma fonte de renda estável e com garantias, como trabalhador CLT, sua reserva precisa ser de pelo menos e idealmente 6 meses, mas se sua renda é instável, se você é autônomo sua reserva deve ser de pelo menos 6 meses e idealmente 12 meses de reserva. Preciso ter uma reserva de emergência completa para começar a investir? Idealmente, sim. Mas, pessoalmente, considero isso não muito motivador e como alguém que começou a formar a reserva de emergência concomitantemente com investimentos, com lucidez é possível sim investir enquanto se faz uma reserva de emergência.
Onde colocar a sua reserva de emergência:
- Tesouro Selic (mais rentável que a poupança e também seguro).
- Deixar nas caixinhas de bancos digitais (importante que seja um dinheiro de fácil liquidez). Atualmente as caixinhas podem render de 100% a 110% do CDI em alguns bancos.
Escolha onde investir
Hoje, existem várias opções acessíveis para quem tem pouco dinheiro. Tanto na renda fixa quanto na renda variável. Inicialmente o ideal é que se invista em renda fixa, pensando na questão de estabilidade e garantia. No presente momento (dezembro 2024) a renda fixa é inclusive altamente recomendável, pois com a SELIC em alta alguns investimentos em renda fixa chegam a superar 15% ao ano. Listamos abaixo alguma opções de investimentos em rendas fixas.
- Tesouro Direto: Você pode investir a partir de R$8 (Viu? Dá pra começar a investir com pouco… muito pouco), é seguro e ideal para objetivos de curto ou médio prazo.
- CDBs:
- LCI e LCA:
Mas se você está pensando em começar a pela renda variável recomendamos que comece com bons fundos imobiliários e algumas ações coringas.
Use uma corretora confiável
Abra uma conta em uma corretora de investimentos. Elas permitem que você compre títulos, ações e outros ativos. Muitas oferecem taxa zero para pequenos investidores.
Invista com frequência
Mesmo que seja pouco, invista regularmente. Com o tempo, os juros compostos farão seu dinheiro crescer.
Estude sobre investimentos
Aqui acredito que seja um dos primeiros passos para quem quer começar a investir. Se você não entender como dividir seus ganhos e gastos, a influência de índices e taxas como a SELIC, quanto um bom fundo imobiliário rende, a diferença entre fundos de tijolos e papel, por exemplo, quando investir em renda fixa e variável, quais são seus ativos e passivos atuais, como fazer renda extra, sua organização financeira não vai durar, porque não haverá propósito e sentido no que você está fazendo. Dedique um tempinho para aprender mais. Muitos conteúdos gratuitos explicam como investir melhor, como podcasts, vídeos e e-books.
Diversifique seus investimentos
Você viu que é capaz de começar a investir com pouco. Depois que juntar mais dinheiro, diversifique. Não coloque tudo em um só lugar, isso reduz os riscos. Comece pequeno, seja consistente, e lembre-se: o importante é dar o primeiro passo!