Planner Financeiros – Controle suas finanças

Organizar as finanças pode parecer um desafio, mas um planner financeiro pode transformar essa tarefa em algo prático e até prazeroso. Ele é uma ferramenta poderosa para monitorar seus gastos, planejar objetivos de curto, médio e longo prazo e organizar sua vida financeira de maneira clara e eficiente.

Mas o  que é um Planner Financeiro?

Um planner financeiro é um caderno, agenda ou documento digital que te permite documentar as suas finanças. Isso inclui entradas e saídas de dinheiro, gastos mensais, economias, dívidas,  metas financeiras etc. 

Há algumas opções de planner financeiras para diferentes perfis de pessoas, desde planners físicos a aplicativos e templates digitais.

Por que Usar um Planner Financeiro?

Para não se perder em suas finanças. Controle seu dinheiro! E um planner financeiro é uma ótima ferramenta para isso, já que permite identificar para onde seu dinheiro está indo e controlar seus gastos. Categorizar os gastos ajuda a detectar excessos e a encontrar áreas onde é possível economizar. Aliás, com suas despesas controladas, também é possível ter mais clareza sobre suas dívidas, monitorá-las e se organizar para acabar com elas. 

Também é possível planejar seus objetivos e metas, porque te permite definir valores e prazos realistas. E, de uma forma geral,  também ajuda a lembrar datas importantes, como vencimentos de contas e pagamentos de parcelas, evitando juros desnecessários.

Como Criar e Usar um Planner Financeiro

Escolher um formato que mais combine com você é o primeiro passo. Ele pode ser tanto na modalidade física, como cadernos, agendas ou planners específicos comprados em papelarias, quanto digitais, como planilhas (Google Sheets ou Excel), aplicativos de finanças ou documentos em PDF personalizáveis.

Com isso definido será preciso manter um compromisso com seu planner, pois você precisa registrar todas as entradas e saídas, então reserve um momento da semana para anotar todas as suas receitas (como salário e  renda extra) e despesas fixas e variáveis. É importante também categorizar todos os dados e assim ter maior noção do que mais consome seu dinheiro. Divida as despesas em categorias como aluguel/financiamento, supermercado, saúde e transporte, assim saberá exatamente quais são seus maiores gastos. 

Explore outras funções do seu Planner Financeiro, como metas financeiras. Determine metas claras, como economizar um valor específico por mês ou quitar uma dívida até uma data determinada.

Mantenha uma revisão periódica do seu planner, porque acompanhar seu progresso e ajustar o que se precisa, será necessário para manter consistência no seu planner financeiro. 

Dicas para Tirar o Máximo Proveito

Adapte  e personalize o planner financeiro às suas necessidades, usando adesivos, cores ou gráficos, se for físico, ou funções avançadas no digital.

Também seja consistente. O hábito de registrar regularmente é o que torna o planner eficaz.

E lembre-se de comemorar quando atingir uma meta, celebre de maneira consciente para manter a motivação.

Exemplos de Templates e Modelos Populares

  1. Templates Gratuitos: Sites como Canva oferecem designs que você pode editar. Basta digitar “planners financeiros” que encontrará uma gama de possibilidades.
  2. Apps Populares: Mobills, Organizze ou Money Lover podem substituir um planner físico.
  3. Planilhas Customizadas: Use fórmulas simples no Excel ou Google Sheets para automatizar cálculos.

Usar um planner financeiro não é apenas uma ferramenta de organização; é um passo em direção à liberdade financeira. Ele ajuda a cultivar hábitos saudáveis de consumo, eliminar o estresse relacionado às finanças e, o mais importante, traz clareza e controle sobre o seu dinheiro.

Comece a usar um planner financeiro

Escolha o modelo de planner que mais combina com você e comece a controlar sua vida financeira hoje. Um dia você será grato por isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima